Jornalismo na era digital

28 06 2009

Jornalismo na era digital

Ok, todo mundo sabe que estamos com uma “crise” no jornalismo.
Dois grandes motivos: como manter financeiramente um jornal online e a não necessidade do diploma para atuar na área.

Falando primeiramente do último, não vejo onde há problema nisso.
Se um profissional é competente, não é a não obrigatoriedade do diploma que vai fazer diferença.
Quem não é competente deve estar preocupado, os outros não…

Jornalismo sério não é feito por qualquer um, como eu.
Há técnica, embasamento, pesquisa, entre outras coisas mais que só alguém da área tem.
Não acredito no fim de mídias como CNN, New York Times, MSNBC, Folha, etc…

Esse fim é suposto desde o surgimento dos blogs.
Blog não foi feito pra ser fonte segura.
Blog é a expressão pessoal de um ser.
Se este é um jornalista sério, o blog poderá ter seu mérito.
O meu, por exemplo, só o terá se houver fontes. =)

Ok, esqueçamos os blogs.
Os jornais agora tem versões online.
Como vão bancar tantas equipes que trazem a notícia apurada até nós?
É aqui que eu vejo uma mudança de cultura.

Já andaram citando por aí os tais mecenas de antigamente.
Eu digo que estes mecenas somos nós.
Eu digo que, se queremos notícias reais, devemos pagar por isso.
Não como fazem hoje, onde tenho que assinar para ter acesso.
Precisamos de uma mudança de cultura.
Se cada um que quiser notícia de qualidade puder DOAR uma pequena quantia, estaríamos pagando o que consumimos.

Eis o que considero um modelo de socialização e democratização!

Ações

Information

3 responses

28 06 2009
Junior

Tenho a mesma convicção, creio que o modelo de como transmitimos e absorvemos infomações esteja em constante evolução, e um diploma, caso consideremos as diversas “faculdades” que existem por ai não seria uma validação boa de qualidade de conteudo e informação…

20 08 2009
Celso

Caro TAurã,
fiquei muito impreswsionado com a beleza e simbolismo dessa imagem. É de sua autoria? Qual a fonte? Fico grato com a resposta.
Abraço,
celso Figueiredo.

22 08 2009
Taurã Figueiredo

Celso, obrigado pelo comentário!

Essa imagem não é de minha autoria.
Recebi uma vez e achei bem interessante.
Fui atrás do autor mas não encontrei…

Abraço,
Taurã Figueiredo

Deixe um comentário

